quinta-feira, 20 de março de 2014

Carta de Digne


Segundo a Declaração Internacional dos Direitos à memória da terra (Digne, 1991),


"A nossa história e a história da terra estão intimamente ligados (...). A sua história é a nossa história e o seu futuro será o nosso" (pt2)






"Como uma árvore guarda a memória do seu crescimento e da sua vida no tronco, também a terra conserva a memória do seu passado, registada em profundidade ou à superfície, nas rochas, nos fósseis, nas paisagens, registo esse que pode ser lido e traduzido" (pt6)

Assim, não sendo o seu passado menos importante que o passado dos seres humanos, "chegou o tempo de aprendermos a protegê-lo e protegendo-o, aprendemos a conhecer o passado da terra, esse livro escrito antes do nosso advento e que é o Património Geológico" (pt7)



Digne (1991). Declaração Internacional dos Direitos à memória da terra






2 comentários:

Unknown disse...

Boa Noite Flora
Obrigado pela partilha de locais tão ricos em biodiversidade, diferentes daquelas que estamos habituados a ver nos Açores.

florabiodiversidade disse...

Olá Rosário :)

Não tenho duvidas que da nossa partilha de locais "diferentes dos que estamos habituados a ver",contudo igualmente repletos de bio e geo diversidade,nascerá um magnifico roteiro turístico a percorrer!!

No entanto, apesar da riqueza natural e paisagística de Portugal, ainda há muito a aprender para a valorização e conservação dos nossos ecossistemas ...