quarta-feira, 17 de junho de 2015

Papa diz que combater as alterações climáticas "é um imperativo moral"



O Papa Francisco não tem dúvidas de que é a intervenção humana que está por detrás das alterações climáticas e da “destruição sem precedentes dos ecossistemas” e, por isso, defende mudanças profundas no estilo de vida das sociedades mais desenvolvidas, na produção e consumo de energia ou nas políticas internacionais definidas para a preservação do futuro do planeta.



Para o Pontífice esta não é uma questão de fé, “Inúmeros estudos científicos demonstram que nas últimas décadas o aquecimento global foi principalmente resultado de uma grande concentração de gases com efeito de estufa em função da actividade humana”. Segundo a Reuters, ao definir a protecção e salvaguarda do ambiente como um “imperativo moral para todos os católicos”, a Santa Sé está a impelir à acção os mais de 1,2 mil milhões de fiéis da Igreja, numa gigantesca acção de sensibilização e mobilização mundial.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Segundo Morin, "é preciso educar os educadores" - eu também acho!

Edgar Morin critica o modelo ocidental de ensino e diz que o professor tem uma missão social, por isso, “é preciso educar os educadores"

"Quais são os maiores problemas do modelo de ensino atual?


O modelo de ensino que foi instituído nos países ocidentais é aquele que separa os conhecimentos artificialmente através das disciplinas. E não é o que vemos na natureza. No caso de animais e vegetais, vamos notar que todos os conhecimentos são interligados. E a escola não ensina o que é o conhecimento, ele é apenas transmitido pelos educadores, o que é um reducionismo. O conhecimento complexo evita o erro, que é cometido, por exemplo, quando um aluno escolhe mal a sua carreira. Por isso eu digo que a educação precisa fornecer subsídios ao ser humano, que precisa lutar contra o erro e a ilusão"

Vale a pena ler na integra em:






segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tatu-bola!



"O vídeo mostra a realidade do Tatu-bola e busca sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de cuidados com esta espécie para salvar o animal da extinção."